A CRIAÇÃO CORROMPIDA
O INÍCIO DOS TEMPOS
O
mundo era vazio, sem retorção nem forma. Até que as divindades, senhores
supremos do universo resolveram se unir para dar consistência ao planeta,
surgidos de tal forma que nem mesmo suas consciências eram capazes de
compreender, nomeando o suposto pai de todos os deuses de DEUS MAIOR. Conta-se
que em 01 dia os criaram tudo como conhecemos e cada um se impôs de fazer uma
das partes da criação.
TURIK
fez a terra e KINDARA fez o fogo, conforme a sua rebeldia e seu temperamento,
aproveitando-se, ATON, com um simples movimento abriu fendas gigantescas pelo
mundo criando a água e preenchendo todos os espaços vazios, fundas e rasas,
doces e salgadas, criando os oceanos, mares, os rios e lagos, que pairavam sob
as trevas, pois o fogo não era capaz de afastar a escuridão profunda que
dominava o mundo. Com uma simples ordem KELEN fez nascer a luz, chamando-o de
SOL, que só iluminava sua vastidão pela metade convocando PARLAS, que cuidou de
preencher a outra metade de trevas com as estrelas e com a lua.
Depois
dessas coisas, eis que apareceu MYTRA se encarregando de criar os climas,
fazendo o frio e o calor, o vento e a chuva, a neve e a geada, encerrando-se
com HÉPOCA que criou o tempo, o tomo do início e do fim, elegendo dentre as
divindades nascidas aquela que o próprio Deus Maior nomeara para governar as
demais divindades, chamado de TORUS, que fez ecoar sua voz por todo o mundo,
criando a vida, soprando-a em direção de criaturas chamadas de homens e
mulheres, declarando que o mundo seria o seu presente cumprindo a profecia de
HÉPOCA.
Responsável
pelo domínio temporal, HÉPOCA desenvolveu todo o plano do tempo, isolando
energias distorcidas, datando o passado, escrevendo eternamente o presente e
guardando as páginas do futuro, sua essência ficou presa ao multiverso, pelo
conhecimento do início até o fim dos tempos, declarou que seu aspecto jamais
poderia mesclar-se com e que sua existência possuía um propósito bem mais
fundamental.
Com
a visão infinita do futuro, através de todo o conhecimento adquirido, chegou-se
a conclusão de que o plano da tempo era mutável demais para manter a
estabilidade de outras formas de energia, dividindo em outras 05 chamando-as de
elementos, isolando-as em planos separados conforme a sua, criando o plano do
ar, da água, do fogo e da terra, isolando as sobras mistas no plano da energia,
criando os elementais, responsáveis por cada aspecto de poder. Somente pequenos
fragmentos restavam distorcidos, e a sua maioria finalmente controlada,
iniciando a primeira era chama de ERA LENDÁRIA.
Durante
este período as divindades se tornaram responsáveis pelo controle desses
elementos, dominaram sua arte, tornando-o cada vez mais estável em seu plano de
origem. ATON, deus da água, TURIK, deus da Terra, KINDARA, deusa do fogo,
Kir’sha, deusa do ar e PARLAS deus da energia, vivendo todas elas entre os
mortais, sentindo ódio e amor, alegria e tristeza tal como os humanos, sempre
buscando compreender sua própria origem e uma resposta da divindade maior que
sempre permaneceu em silêncio, cuja vontade se manifestava através de HÉPOCA.
Varias
criaturas surgiram nesse período, assim como a descoberta de novas matérias,
provenientes da energia bruta de cada plano. HÉPOCA declarou uma nova profecia,
era chegado o tempo das divindades deixarem as criaturas criadas andarem com
seus próprios pés e retornarem para a MORADA CELESTE. Após 1.273 anos tiveram
que retornar, período em que houve o império da paz e da prosperidade, deixando
seres poderosos que pudessem auxiliá-los como elementais, dragões e outras criaturas
que no início dos tempos eram leais as suas vontades, foi quando os homens
começaram a se corromper e matar uns aos outros assim como destruir as
criaturas responsáveis pelo equilíbrio do PLANO MATERIAL. Foi quando KINDARA
quis castigá-los e contra a vontade de TORUS amaldiçoasse os humanos,
deformando sua forma, tornando-os aberrações que refletissem seu ódio, sendo
imediatamente castigada e jogada da MORADA CELESTE, para um MUNDO ABISSAL,
abaixo da terra, jurando com seu temperamento que castigaria TORUS, sendo
expulsa com outras divindades que a apoiaram.
Com
eles, KINDARA formou o REINO DAS TREVAS e corrompeu a sua criação, o fogo,
transformando-o no INFERNO NEGRO, cujo plano elemental passou para VOLKIEN
através de TORUS. Outras divindades rebeldes, como CARFANÃ, STORKUS E ZEFITH,
também foram amaldiçoados pelas demais deidades assim como também as
amaldiçoaram. Os filhos das divindades com mortais que permaneceram no PLANO
MATERIAL, assumiram posições, assim como os filhos destes também se tornaram
inimigos, cujo ano 3.000 A.C (após a criação), terminava a ERA LENDÁRIA e
iniciava a segunda era, chamada de ERA DOS TITÃNS, destacando-se muitos mortais
como KELUS, BUCKLER E AMYFTERON.
O
fim de uma era e o início da outra era marcada por uma guerra entre as
divindades e os mortais alimentados pelo ódio de um pelo outro, O PLANO
MATERIAL estava completamente fora de controle, o ódio de KINDARA E DAS
DIVINDADES EXILIADAS, alimentava o mundo com energia distorcida, espalhando o
mal, as doenças, criando aberrações que invadiram e se esconderam no Plano
Material (Tarrasques, Zarathans, Xixecais, Tênus, Leviatans e outras criaturas
lendárias), fazendo com que TORUS tomasse uma medida drástica para retomar o
equilíbrio retirando a vida de milhões, espalhando por anos o castigo do fogo,
água, terra e ar, acreditando que somente os mais virtuosos poderiam sobreviver
e no ano 5.800 A.C refez a criação e o tempo passou.
No
ano 6.000 A.C restabeleceu o equilíbrio do mundo, ameaçando que todos estariam
sob a lei das divindades e seriam punidos no caso de uma nova corrupção, iniciando
novamente a contagem do tempo chamando de terceira era, conhecida como a ERA
HIBORIANA. No ano 1 S.C ( segunda criação).
Nessa
época os reinos se espalharam aos montes, cheios de mitos, lendas, fantasias, vindo
a descoberta da magia e sua pesquisa através de um mortal chamado Thandrius,
muitos foram os filhos de divindades que voltaram ao seu plano de origem ao
chamado de TORUS, pois não seria permitido que as divindades permanecessem no
PLANO MATERIAL e muitos foram enviados para que as criaturas de KINDARA fossem
devastadas e vice e versa. No início da ERA HIBORIANA o panteão das divindades
era composto pela diversidade dos deuses antigos, dividas em divindades
maiores, intermediárias e menores, eram elas: MAIORES: Hépoca, divindade
neutra, cujo aspecto se relacionam com o Tempo, Morte, Nascimento, Adivinhação,
Destino e Profecia, cujos domínios referem-se a Adivinhação, Magia, Ordem.
Hydrilla, divindade neutra, cujo aspecto se relacionam com a Água, Chuvas,
Rios, Mar e Vida, cujos domínios referem-se a Água, Clima, Escamosos, Proteção,
Glória, Cura, Libertação. Turik e Aton divindades neutras, cujo aspecto se
relacionam com a Terra, Anões, Pedra, Forja, Mineração, Montanhas e Terremoto,
cujos domínios referem-se a Terra, Força, Criação, Artesanato, Runas, Proteção.
Volkien, divindade Leal e Neutra, cujo
aspecto se relacionam com o Fogo, Fúria, Coragem, Honra, Justiça, Lealdade,
cujos domínios referem-se ao Fogo, Sol, Clima, Glória, Ordem. Kir’sha,
divindade neutra, cujo aspecto se relacionam com o Ar, Céu, Halflings, Vento e
Liberdade, cujos domínios referem-se ao Ar, Clima, Libertação, Viagem. Kindara,
divindade caótico e Neutro, cujo aspecto
se relacionam com a Energia, Caos, Guerra, Conflito, Discórdia, Escuridão,
Intriga, Mortos-Vivos, Sub-mundo , Noite, Vingança e Morte, cujos domínios
referem-se ao Caos, Destruição, Morte, Enganação, Escuridão, Repouso e Guerra.
INTERMEDIÁRIAS:
Syberia, divindade Neutra, cujo aspecto
se relacionam com o Gelo e Inverno, cujos domínios referem-se ao Clima e Água.
Álidus, divindade neutra, cujo aspecto se relacionam com Frio, Clima e Inverno,
cujos domínios se relacionam com o Clima, Água e Repouso. Hidal, divindade Neutra, cujo Aspecto referem-se a Natureza,
Abundância, Agricultura, Fauna e Flora, Clima, Estações, Tempestades,
Fertilidade, Insetos e Regiões selvagens, cujos domínio referem-se aos Escamosos, Animais, Clima, Cura, Plantas,
Terra. Engnus, divindade Neutra, cujo
Aspectos se relacionam com a Civilização, Artes e Ofícios, Casamento, Comércio,
Estradas, Engenharia, Ladrões, Lar e Sorte, cujos domínios se relacionam com o
Artesanato, Criação, Conhecimento, Comunidade, Viagem, Encantamento, Enganação,
Sorte e Viagem. Barus, divindade Leal e
Neutra, cujo Aspecto se relacionam com a Luz, Sol, Beleza, Misericórdia, Lua e
Dia, cujos Domínios referem-se ao Fogo, Sol, Cura, Glória, Libertação, Proteção
.
Béril,
divindade Neutra, cujo Aspecto se
relaciona com o Calor, Seca, Deserto e Clima, cujo Domínio refere-se ao Fogo,
Sol, Clima. Hendryx, divindade Neutra,
cujo Aspecto se relacionam com o Som,
Música, Celebrações, Comunicação, Audição, Dança e Trovão, cujo Domínio se
referem-se ao Ar, Conhecimento, Criação, Encantamento. Tchidori, divindade
Neutra, cujo Aspecto se relacionam com a
Eletricidade, Som, Trovão e Tempestade, cujo Domínio se referem ao Ar,
Clima, Destruição. Solar, divindade Caótica e Boa, cujo Aspecto se relacionam
com a Energia Positiva, Bem, Liberdade, Misericórdia, Valor, Proteção e
Nobreza, cujo Domínio referem-se ao Bem, Cura, Nobreza, Proteção, Glória. Storkus,
Carfanã e Zefith, divindades Leal e Mau,
cujo Aspecto se relacionam com a Energia Negativa, Mal, Matança, Dor, Doença,
Vicio, Desgraça, Tirania, Sofrimento, Mentiras, Sub-mundo, Inveja e Intriga,
cujo Domínio referem-se ao Caos, Destruição, Morte, Enganação, Escuridão,
Insanidade e Mal.
As
demais divindades menores ascendidas surgiram durante todo o decorrer das eras como
Érika, divindade Leal e Boa, cujo Aspectos se relacionam com o Amor, Beleza,
Casamento, Família, Fertilidade, cujos Domínios referem-se a Proteção, Bem,
Ordem, Cura. Épomos, divindade, Neutro e
Boa, cujo Aspectos se relacionam com a Agricultura, colheita, Abundância, cujos
Domínios referem-se a Água, Plantas, Sol, Terra, Clima.Táran, divindade Leal e
Neutra, cujo Aspectos referem-se aos Anões, Forja, Terra, Montanhas, cujos
Domínios se relacionam com a Terra, Força, Runas, Criação. Dinari, divindade
Neutra, cujo Aspectos se relacionam com os Artesãos, Comércio e Riqueza, cujos
Domínios referem-se a Sorte, Comunidade, Conhecimento, Artesanato. Kali,
divindade Caótica e Mal, cujo Aspectos se relacionam com o Assassinato,
Matança, Morte, Chacina, cujos Domínios se referem a Morte, Destruição,
Enganação, Caos, Mal, Insanidade. Von Toch, divindade Neutra e Boa, cujo
Aspectos se relacionam com a Caça, Abundancia, cujos Domínios se referem a
Comunidade, Animais, Sorte.
Alísias,
divindade Neutra, cujo Aspectos se relacionam com a Dança, Música, Celebrações,
Bardos, cujos Domínios se referem a Comunidade, Bem, Encantamento. Banxur, cuja
Tendência se relacionam com o Caótico e Mal, cujo Aspectos se referem a Doença,
Morte, Vício, Loucura, Dor, cujos Domínios se relacionam a Morte, Destruição,
Insanidade, Mal, Caos. Tiamat, divindade Neutra, cujos Aspectos se relacionam
com Dragões Malignos e Dragões Bondosos, Força, Sabedoria, cujos Domínios
referem-se a Força, Destruição, Escamosos, Guerra, Magia, Glória. Pegrin,
divindidade Neutra, cujos Aspectos se relacionam com os Espiões, Ladinos,
Segredos e Sorte, cujos Domínios se referem a Enganação, Encantamento, Sorte.
Kyelai, divindade Caótica e Neutro, cujo Aspectos se relacionam com a Força, Guerreiros,
Vitória, cujos Domínios se relacionam com a Força, Guerra, Destruição, Glória.
Rárux,
divindade Neutra, cujos aspectos se relacionam com Gigantes, Força, Guerra,
cujos Domínios se referem à Força, Guerra, Destruição. Askan, divindade Neutra,
cujo Aspectos se relacionam com os
Halflings, Magia, Tesouros, cujos Domínios se referem a Magia,
Conhecimento, Encantamento, Ar. Melghir, divindade Caótico e Boa, cujo Aspectos
se relacionam com o Humor, Bardos,
Conhecimento, Ilusão, cujos Domínios se referem a Comunidade, Enganação,
Encantamento, Sorte, Viagem. Líren, divindade Leal e Neutra, cujo Aspectos se
relacionam com a Justiça, Ordem, Honra, cujos Domínios se relacionam com a
Ordem, Comunidade, Nobreza. Thandrius, divindade Neutra, cujo Aspectos se
relacionam com a Magia, Conhecimento, Sabedoria, Inteligência, cujos Domínios
se relacionam com a Magia e Conhecimento.
Na
atual era 2.000 SC, os Estados se aperfeiçoaram conforme cada cultura e
influência, se tornando autônomos e independentes. Alguns mantiveram
oligarquias, outros magocracia, cujo silêncio das divindades preocupa, a CAÇADA
E A GUERRA ENTRE AS DIVINDADES permanecem às escondidas, e o futuro na era
hiboriana para o mundo é impossível de imaginar, até porque o mundo fica longe
dos pensamentos quando cada estado do continente Valusiano possui seus problemas
individuais a serem solvidos, principalmente CASTELA, cujo mal está prestes a despertar.
(História original e mapas criados por Marcus Henrique com adaptações de Fridtjof Alves)
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